Cultura.

Símbolos culturais.

O que é cultura nos dias de hoje? Ela é o que vemos na TV, escutamos no rádio, assistimos nos cinemas, lemos em diversos livros, ou seja, ela é tudo que está na nossa volta. Ela se torna a parte fundamental das nossas vidas.

A economia se conectou muito com a cultura, pois, além de lançar novos talentos, ela também proporciona um lucro. Pois se consumem a cultura da mesma maneira que uma roupa, um celular. Essa relação da economia com a cultura refere-se ao mercado cultural.

O mercado cultural envolve dois fatores que se locomovem juntos: o artista de propagar a sua imagem no mundo e o consumidor querendo se entreter. Em relação à música, os investimentos (que não são poucos), geralmente, tende a ir para um gosto popular. Se existe dois cantores com estilos musicais diferentes, por exemplo, axé e sertanejo, se o gosto popular preferir o axé, os investidores irão apostar no axé.

Mas não é só na musica que se investem no mercado cultural. O cinema brasileiro também é um grande investimento. Alguns brasileiros têm uma barreira com as produções nacionais, pois existe um pensamento negativo com relação à qualidade do cinema brasileiro. Mas as qualidades dos filmes brasileiros obtiveram uma grande melhora em relação aos que tanto criticam.

Além disso, o Brasil está sendo reconhecido internacionalmente com produções que revelam a realidade. Grandes exemplos dessa interação com os filmes hollywoodianos são “Linha de Passe”, que foi indicado o melhor filme e melhor interpretação feminina (a atriz Sandra Corveloni venceu essa categoria) e o filme mais aplaudido durante o festival de Cannes é “Tropa de Elite”, sendo indicado à premiação de melhor filme no Urso de Ouro. Inclusive, artistas brasileiros estão sendo escalados para entrar na capital do cinema.

Em todo o Brasil, existem incentivos para que as pessoas possam se conectar com a cultura. Nas férias de verão, são proporcionados shows gratuitos em diversas cidades, com vários estilos musicais. As quartas-feiras possuem um valor do ingresso que proporciona o acesso de todos à cultura.

Mas não é só o governo brasileiro que propõe uma conexão com a cultura, as escolas também auxiliam a conectar os jovens com a cultura. Elas proporcionam semanas culturais com diversas atividades ligadas a cultura.

Ticiana Meneses.

About these ads
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: